Do porquê trabalho com Comunicação Social! :-]

“Comunicação é a base da vida!” (MOURÃO, João Paulo Santos)

Digo isso pois em todos os processos com seres vivos, a comunicação é uma das ações iniciais presentes, considerando a ideia de Fritjof Capra da obra
“A teia da vida”.

Vivemos na base de sistemas em rede, em que os seres humanos tecem seus pensamentos, discursos, atitudes, ações e … projetos!

 

“Viver é uma arte, é um ofício, só que precisa cuidado”, já dizia o verso daquela música do Jota Quest.

A Comunicação Social é uma experiência e uma vivência simultaneamente, o teórico, o técnico, o empírico e o pragmático se complementam para formar o todo.

E nessa asserção, quero dizer que aprendizado de Comunicação Social não é só ambiente de ensino fechado, nem tão pouco jornalismo ou publicidade de batente única e exclusivamente: é uma mistura de tudo isso e mais um pouco!

Sentir, Tatear, Ouvir, Ver, usar todos os sentidos;

Ler, Estudar, Reler, refletir, ligar todos os pontos;

Inventar, Criar, Mudar, Reinventar, eis os quotidianos da comunicação.

Quotidianos: escrito assim, pois são partes ou porções (quotas) de um todo.

O todo é o universo da comunicação que alguns chamam de holística ou complexa. Chamaria apenas de Comunicação Total, como já existe denominado na Escola da Gestalt ou na Escola da Semiose Infinita, para citar duas correntes teóricas interessantes.

O ser humano depende da comunicação para sobreviver, isso é mais do que meramente viver, é sobrevivência, subsistência, questão de vida mesmo. Pare um pouco o que estiver fazendo em um ambiente qualquer em que esteja e sinta, perceba e interaja com o que está à sua volta: isso explica e comunica muita coisa sobre o seu ambiente, sobre você mesmo e a sua comunicação. Não dizem que há ordem no caos e caos na ordem? Faz sentido!

A Comunicação pode servir para várias coisas: desde ligar dois seres humanos até mobilizar sociedades inteiras. Aliás, eu iria mais além: é capaz de ligar o indivíduo consigo próprio, com Deus, com suas crenças mais profundas e fundamentais. Com seu próprio ego, com sua própria razão de existir.

Mas a importância maior da Comunicação, no meu entender atual, (pois poderá mudar ou não, depois!) é fazer com que aconteçam reações, perguntas-estímulos-respostas, interação entre o ser humano e o ambiente e as diversas coisas que nos cercam, produzidas por nós ou não! Dessa forma, o ambiente natural e o artificial são igualmente importantes, porque o natural faz derivar o artificial, basta checar o evolucionismo darwiniano e outras teorias mais: é questão de seleção e adaptação natural e artificial, no caso.

A vida sem comunicação é prisão, é anulação, é final de percurso.

A vida com comunicação é libertação, é afirmação, é começo e recomeço de percurso.

Pense(m) nisso!

Estamos e somos sempre comunicando. E no universo da comunicação, há muitas “comunicações” diferentes se conjugando e concatenando para tornar-se o que chamamos – lembrando a inigualável obra de poesia do mestre literato Fernando Pessoa – Mensagem.

E nossos comportamentos, pensamentos, atitudes, ações e … projetos dependem cada vez mais de Comunicação (com “C” maiúsculo).

Reflita(m) nisso!

[continuarei a ideia em próximo post de continuidade deste…..]

(Por: João Paulo Santos Mourão).

Árvore Pedro II Comunicação.

51Cv3UbFTHL._SX322_BO1,204,203,200_ATEIADAVIDA_FRITJOFCAPRA_ENG
(FONTE: GOOGLE IMAGES)

Autor: arvorep2com

Perfil do Micro Empreendimento Individual | Árvore Pedro II Comunicação | atuante no mercado para criar resultados em Comunicação Social e projetos do melhor quilate e qualidade!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: