Cartão de Visitas – Reflexões

Cartão de visitas – Frente (Árvore Pedro II Comunicação)

Uma das primeiras impressões e lembranças que deixamos em nosso círculo de amizades e contatos profissionais é o cartão de visitas que representa a imagem ou desenho mental que fica de uma pessoa a uma outra pessoa ou grupo de pessoas após o contato feito, seja em um encontro casual de dia-a-dia, seja em uma entrevista de emprego, seja em uma reunião de uma equipe, seja em um business meeting (encontro de negócios) ou qualquer outro evento em que haja diálogo interpessoal, em equipe ou de grupo.

Mas, uma coisa que as pessoas costumam pensar é que o mero cartão de papel com os dados principais do profissional e da empresa já significa todo o esforço que se deve ter em termos de cartão de visitas. Não é bem assim: o cartão de visitas físico, de papel ou até mesmo o de banners e boxes de páginas de internet ou meio digital é apenas um reflexo visual (e às vezes audiovisual) do verdadeiro cartão de visitas que é o profissional e a empresa em si mesmos. Eles – em carne, osso, sorriso nos dentes e sua indumentária – é que são no cotidiano os que realmente aparecem ao contato com o público-alvo, seja cliente, seja freguês, seja consumidor, seja colaborador, seja coprodutor, seja fornecedor, etc. nas ocasiões de contato físico e virtual etc.

Portanto, a essência, a concretude e a aparência do profissional na empresa ou empreendimento em que atue, seja ele público, privado, de natureza mista, organização social, qualquer que seja o tipo societário, enfim, é o que significa de fato o verdadeiro cartão de visitas; o cartão de papel com a logomarca ou a imagem com logomarca virtual em um banner ou box ou outra forma qualquer de exibição na internet ou meio digital é algo que deve estar literalmente linkado, condizente e derivado daquele que é o cartão de visitas “ao vivo”.

Pense nisso se você deseja iniciar ou inovar em um empreendimento, uma empresa ou um negócio qualquer, pois disso dependerá e muito o seu sucesso em sua iniciativa! Reinventar-se e repaginar-se, às vezes, é preciso para conseguir linkar o verdadeiro cartão de visitas com sua representação física ou virtual e obter resultados de bons a ótimos e excelentes. Por exemplo, hoje em dia, o trabalho de jornalistas de editoria especializada, de publicitários e propagandistas exclusivos de determinados grupos empresariais e marcas, além dos digital influencers, recorre muitas vezes a esses conceitos colocados e aplicados na criação de um estilo de publicação, de uma logomarca distinguível das demais, de um marketing de influência de ponta que atinge seus objetivos, programações e metas, por aí vai.

Assim, ao criar o design, a imagem ou desenho mental para sua logomarca, ou até mesmo para sua brand persona, seja o mais criativo, o mais conectado e o mais sincero possível consigo mesmo e/ou com o negócio em que trabalhe e se engaje em corresponder de fato a essa lembrança na mente do público-alvo, destacando-se e distinguindo-se do trivial praticado pelos demais competidores no mercado e no mundo dos negócios, muitos dos quais se apresentam em pessoa de uma forma e no seu cartão de visitas de papel ou virtual de outra forma, frustrando as expectativas do cliente, freguês, colaborador, etc. e reduzindo a chance de bom êxito junto ao mercado consumidor e aos profissionais da sua categoria ou grupo laboral.

Cada um de nós, no momento em que nascemos (usando essa comparação) para o mercado de trabalho ou para o mundo dos negócios, ou seja, quando nos empregamos em uma instituição ou empreendemos em uma iniciativa negocial própria ou de terceiros, devemos começar a compreender e a jogar o jogo social e econômico com sabedoria, astúcia e destreza, mas sem perder a ética, a moral e a conduta, pois isso torna as pessoas e as instituições e as empresas melhores e mais bem quistas, vistas e ouvidas pelo grande público-alvo: a sociedade em geral. Se isso for bem realizado a princípio, nosso próximo passo, que é a conquista de um determinado nicho ou depois um público-alvo (target) em especial, se tornará menos difícil, mais assertiva e melhor desempenhada.

A Árvore Pedro II Comunicação espera poder contribuir assim explicando em linhas gerais esse conceito e colaborar com seus diversos clientes interessados em pensar em uma ideia ou iniciativa nova, autêntica, única e verdadeira para cada clientela, ao criar nomes empresariais, marcas, slogans e frases de efeito para seus empreendimentos e suas empresas. Entre em contato conosco, não deixe a dúvida e o receio abortarem uma ideia ou uma iniciativa que poderá ser seu sucesso em termos de cartão de visitas! Pense nisso e fale com a gente!

(Por: João Paulo Santos Mourão).
Cartão de visitas – Verso (Árvore Pedro II Comunicação)

Autor: arvorep2com

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